segunda-feira, 24 de novembro de 2008

FOLDERS EDUCATIVOS

FOLDERS EDUCATIVOS

PROBLEMATIZAÇÃO

O número de pessoas que moram em cidades aumenta rapidamente, e os meio de comunicação – rádio, revistas, jornais e, mais recentemente, a televisão – atingem a maioria da população, modificando hábitos, ditando modas e comportamentos.
Para expressar esse mundo, onde o progresso é acelerado, surgem novas linguagens, capazes de transmitir rapidamente um número cada vez maior de mensagens. A ilustração, o desenho, a figura, a fotografia, associados a textos objetivos atingem o leitor com maior impacto. Valoriza-se mais a imagem, os textos são curtos e diretos, supondo-se que o leitor não tenha muito tempo para decifrar mensagens mais complicadas.
Essa nova linguagem (imagem + texto) é predominante em propaganda, nos quadrinhos, no cinema, e tem influenciado várias outras áreas, como, por exemplo, a poesia.
Em face ao exposto e considerando a problemática situação do lixo e suas implicações em relação ao meio ambiente, bem como, a necessidade de se trabalhar a diversidade de textos foi desenvolvido a atividade: conhecendo e produzindo folders. Nesta o educando vivenciou de forma lúdica e prazerosa, o ato de observar, analisar e posicionar-se frente a situações concretas, produzindo este gênero de texto.

OBJETIVO GERAL
Despertar no aluno a consciência ambiental possibilitando o desenvolvimento de competências que visem torná-lo leitor e produtor competente de textos, através do gênero Folders.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver o senso crítico frente a situações que envolvam o cotidiano;
- Reconhecer o Folder como instrumento de informação e propaganda;
- Desenvolver a criatividade e as competências lingüísticas que esse gênero requer;
- Realizar a confecção, produção e ilustração de folders;
- Utilizar a pesquisa como fonte de dados.

AÇÕES

Leitura e diálogo sobre diversos textos informativos que apresentem a problemática questão do lixo. Pesquisa em jornais, revistas e internet, de textos atuais para comparativos e obter informações sobre o assunto. Apresentação de diversos tipos de folders, sua finalidade, e particularidades. Em uma folha rascunho, fazer uma folha de cada vez, e depois passar a limpo. Estes serão distribuídos pelos alunos nas comunidades que fazem parte da nossa comunidade escolar.

METAS

Está atividade foi desenvolvida com alunos da 6ª série da E.E.B. Nereu de Oliveira Ramos de Linha Sede Menegazzo - Guaraciaba, no mês de novembro 2008. Espera-se que os educandos apresentem entusiasmo e preocupação em fazer algo de concreto quanto à questão lixo e que saibam ser sucintos no emprego de suas idéias escritas e sintam a necessidade de se estar atento às questões sociais, lendo e avaliando com criticidade o mundo da escrita. Em anexo alguns folders produzidos por eles.

AVALIAÇÃO
Postura do aluno;
Dedicação e criatividade;
Entendimento da problemática e da intertextualidade;
Uso da linguagem adequada a este gênero de texto.

ANEXOS

Nenhum comentário: