AFETIVIDADE X APRENDIZAGEM
A aprendizagem tem relação com a afetividade. Professor e aluno que são amigos e que confiam na troca mútua do conhecimento têm maiores chances de serem bem sucedidos tanto no conhecimento cognitivo quanto nos relacionamentos humanos em sociedade.
Inúmeras são as pesquisas e experiências já concretizadas no dia a dia que comprovam a relação aprendizagem / afetividade. Não se pode acreditar que o educando aprenda com medo. Aliás, o medo inibe as fontes criadoras e a capacidade de raciocínio. É preciso criar um ambiente familiar onde ele se sinta seguro para expressar suas dúvidas e angústias.
Para tanto, o trabalho deve começar com o professor. Este deve se sentir motivado e feliz no que faz. Precisa, também, estar emocionalmente sadio. Assim, é preciso que políticas sérias, preocupadas realmente com a qualidade da educação, e não somente com a quantidade, sejam implantadas. O professor também precisa de elogios frente as suas iniciativas e de liberdade para inovar e pôr em prática aquilo em que acredita. Só assim poderá, em sala de aula, ser autêntico e sendo autêntico o aluno perceberá nele o estímulo para querer ser cada vez melhor e feliz no que faz.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/educacao.htm
terça-feira, 5 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Dirce, que bom encontrá-la por aqui. Ter disponível este recurso para compartilhar experiências e trocar idéias.
Tenho certeza que nos veremos mais vezes e, quem sabe trocar idéias.Abraço, Clarice.
Postar um comentário